img
GTrans

Área de Atuação

img

Aérea

Se hoje você recebe as suas compras em casa, as lojas recebem as mercadorias e as atividades rotineiras do nosso dia a dia se tornam mais fáceis, a logística tem uma grande responsabilidade nisso tudo, incluindo a logística de transporte aéreo.

A logística aérea se consolidou como um elemento indispensável na gestão de um negócio, proporcionando a rapidez e a eficiência da entrega dos mais variados produtos.

O transporte aéreo se torna a alternativa mais viável e fundamental para mercadorias perecíveis ou de valor elevado, que demandam um reabastecimento rápido, bem como para aqueles produtos cujos compradores necessitam de entrega rápida.

Sendo assim, nesse artigo você vai ficar por dentro das principais características desse tipo de transporte, bem como das vantagens e das características que ele representa para os serviços de logística. Confira!

O que é o Transporte Aéreo?

O transporte aéreo é basicamente o ato de transportar pessoas ou vários tipos de carga utilizando o espaço aéreo como meio de locomoção. Nesse contexto, ele pode ser realizado por meio de aviões, helicópteros e, em alguns casos, os drones.

Além do mais, vale salientar também os diferentes tipos de carga que podem ser transportadas por essa modalidade. 

Cargas restritas

São cargas que demandam procedimentos específicos para serem transportadas. Nesse caso, as cargas que se enquadram nesse tipo são: 

produtos químicos de uso controlado; 
materiais explosivos;
isótopos radioativos; 
e substâncias inflamáveis.

Cargas Urgentes


Há situações em que determinados tipos de carga exigem ser deslocados de forma rápida. Diante disso, devida a agilidade e a velocidade do transporte aéreo, há a categoria de cargas urgentes. Entre elas estão:

remédios;
equipamentos médicos;
alimentos perecíveis;
cargas resfriadas;
itens para exposições e apresentações em feiras.

Cargas Valiosas

Elas compreendem:

pedras preciosas;
artefatos raros;
joias;
obras de arte; 
equipamentos eletrônicos de alta tecnologia.

Benefícios do transporte aéreo

As vantagens que o transporte aéreo estabelece para os serviços de logística são várias. Entre elas é possível destacar algumas a seguir. 

O transporte aéreo viabiliza o e-commerce
Diante do avanço da pandemia, especialmente em 2021, as compras por meio do comércio eletrônico aumentaram de forma significativa.

Diante das facilidades proporcionadas pelas compras via online, os consumidores, de uma forma geral, se tornaram cada vez mais exigentes quanto a rapidez no prazo de entrega dos produtos.

Facilidade na documentação

Em comparação com o transporte marítimo, por exemplo, o aéreo não exige tantas complicações na entrega dos documentos.

Rapidez 

O transporte aéreo é sinônimo de rapidez. E por essa razão, ao passar menos tempo sendo transportado, permite que a carga corra menos riscos de danos.

A rapidez também traz bons frutos quanto aos custos da empresa, pois assegura que os produtos mais caros permaneçam um curto período de tempo em trânsito e você recupere o seu investimento o quanto antes.

Aumenta a qualidade percebida

Esse é um benefício que afeta diretamente uma das principais exigências dos consumidores quando se fala em logística. A entrega no prazo estipulado representa qualidade no atendimento.

Maior cobertura e expansão de mercado

O transporte aéreo conta com uma ampla cobertura de entregas, tanto no país quanto no exterior. Tudo isso feito de forma ágil e segura.

Como funciona a cadeia de logística para o transporte aéreo 

O transporte aéreo conta com alguns procedimentos fundamentais para a sua realização, entre eles estão envolvidos os clientes, que podem ser os fornecedores ou os destinatários, as agências de cargas, as companhias aéreas que realizam o traslado e as alfândegas.

De uma forma geral, o transporte aéreo passa por fases no processo logístico antes de ser efetuada a entrega. Tais etapas consistem na contratação e emissão de documentação, conferência e carregamento, monitoramento do trajeto e a entrega final.

Os desafios do setor 

Apesar das evidentes vantagens, o transporte aéreo ainda luta para superar algumas dificuldades, como os backlogs. E logo abaixo vamos falar um pouco dos principais desafios desse modal. 

Custo elevado

De acordo com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), há uma baixa capacidade de aeronaves com fins de transporte logístico. E o motivo para isso é o custo. Portanto, essa alternativa é utilizada apenas para produtos muito caros ou de caráter perecível.

Dificuldade na gestão de informações

Nem todas as empresas adotam procedimentos digitalizados para o gerenciamento de todas as informações, utilizando para isso ainda planilhas e documentos impressos.

O resultado disso é mais lentidão e até imprecisão para administrar os pedidos, controle de estoque, monitoramento das entregas e os cálculos de custos.

Dependência do transporte rodoviário

No Brasil, o modal rodoviário ainda é muito forte e cerca de boa parte das entregas dependem de veículos. Isso representa ainda uma barreira para o transporte aéreo se consolidar.

Tendências do transporte aéreo para 2022 

Apesar das dificuldades, o setor ainda tem chances para se desenvolver ainda mais, inclusive vale destacar algumas tendências para o próximo ano. 

Digitalização do setor

Não há mais como escapar. A automação e a digitalização dos processos chegam para todos os tipos de empresas e negócios. E para o setor de logística a situação não é diferente.

Graças ao uso de softwares e sistemas automatizados, será possível contar com recursos mais modernos para agilizar as atividades. 

Sendo assim, solicitação de pedidos, gerenciamento de estoque, envio de documentos, rastreamento e a cotação de aeronaves, por exemplo, podem ser feitas de modo rápido e digitalizado.

Presença do mercado internacional

Com o enfraquecimento gradual da pandemia, a economia aos poucos vai se estabilizar e a economia mundial estará mais aberta para transações comerciais. Isso favorece o transporte com melhor custo-benefício entre as nações.

Atuação do segmento Low Cost

Esse conceito, que pode ser traduzido como “Custo Baixo”, está aos poucos entrando em nosso mercado. Ele consiste em companhias aéreas que oferecem tarifas mais baratas, se tornando uma oportunidade interessante para as empresas investirem no transporte aéreo. 

Pelo ar também é um bom caminho

O transporte aéreo é uma solução logística de transporte eficiente que leva em consideração os custos da operação.

Além disso, ele também é caracterizado pela segurança e a agilidade, se tornando um dos recursos mais eficientes quando se trata de efetuar entregas de forma segura e rápida, dentro do prazo estabelecido.

Portanto, as empresas que necessitam de agilidade e segurança para os serviços de logística, podem se beneficiar muito com o transporte aéreo.

 

Buscador
Áreas de Atuação
img
Self Storage
13 Dez 2022 às 10:32
img
Importação
12 Dez 2022 às 21:27
img
Exportação
12 Dez 2022 às 21:15
img
Distribuição
12 Dez 2022 às 20:46
img
Representações
12 Dez 2022 às 20:39
img
Armazenamento
12 Dez 2022 às 20:20
img
Aérea
12 Dez 2022 às 20:08
img

Soluções em Entregas!

Gostaria de saber mais como poderíamos te ajudar.

Contacte-nos
Instagram
Fale com a GTrans
(79)991516400
docxfilePDF